online somente com Udp e Vps da amazon  

Tweet
(Posted 10 months ago) ManoBrz

é possível usar apenas comandos udp no meu jogo e colocar o servidor em uma vps? (da amazon por exemplo). eu disse somente UDP, é possível?

(Posted 10 months ago) RonTek commented:

Yes it is possible in both UDP and TCP. I actually have served a private UDP server made with Blitz3D before using VPS services.

Since Windows VPS cost a lot more, you can just install Wine on top of your Blitz3D game server.

Also, make sure to open the game or server port that you are using so your clients can connect to your server.

There are online tools to check and verify if a specific port is open on your server like this one:
https://www.yougetsignal.com/tools/open-ports/

(Posted 10 months ago) ManoBrz commented:

obrigado RonTec, vou analizar o wine para ver do que se trata e logo que eu puder vou contratar uma vps, eu espero não ter problemas com as portas com relação à custos adicionais(já que isso ocorre se eu hospedasse no meu computador) eu pensei que no blitz3d só poderia usar a porta 80 para um jogo hospedado em uma vps, mas pelo que eu entendi eu estava errado e o jogo vai poder utilizar muitas outras portas.

Yes, there will be no additional costs with that as you are in full control of your vps machine.

eu pensei que no blitz3d só poderia usar a porta 80 para um jogo hospedado em uma vps, mas pelo que eu entendi eu estava errado e o jogo vai poder utilizar muitas outras portas.

you can use whatever ports that are available and not reserved or being used on Windows/Linux/MacOs, not just port 80

I suggest testing it first on a Linux machine, I also do my quick testing locally in a Virtual Box with the distribution of your choice like Ubuntu. https://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads before deploying it on the vps with the same setup.

(Posted 10 months ago) ManoBrz commented:

eu nem mesmo tinha certeza que jogos feitos no blitz3d rodam no linux, eu não sabia por que o blitz3d não tem as informações sobre os sistemas operacionais e eu nunca tive tanto interesse em pesquisar mas parece que posso adicionar no site do jogo que roda no linux, qual é a ditribuição mais usada e compatível com o blitz3d? ou todas são compatíveis?

That is where Wine comes in, so any Linux distribution that has Wine will do just fine.

Wine is a free and open-source compatibility layer that aims to allow computer programs developed for Microsoft Windows to run on Unix-like operating systems.

(Posted 8 months ago) ManoBrz commented:

Uma dúvida que veio hoje...
Quando eu contratar uma vps eu vou ter que mexer em coisas que vão além da programação no blitz como editar/copiar arquivos na vps ou configurar coisas complexas na vps?
Eu não quero contratar uma vps sem ter certeza que vou conseguir usar, inclusive sempre que eu pesquiso sobre vps ou outros tipos de servidores sempre tem o tal MySql, eu espero não ter que mexer com isso.

(Posted 8 months ago) RonTek commented:

Eu não quero contratar uma vps sem ter certeza que vou conseguir usar, inclusive sempre que eu pesquiso sobre vps ou outros tipos de servidores sempre tem o tal MySql, eu espero não ter que mexer com isso.

It depends on what you are trying to create. If you want to save data then you will need to use MySQL but not actually needed to run a multiplayer game. There are other options in storing data and you can also create your own inside your Blitz game.

The advantages of MySQL type databases is you can sort or filter them out like high scores, ranking, etc but again you can also use other methods or code your own.

(Posted 7 months ago) ManoBrz commented:

Vamos imaginar o seguinte:
1-O Udp cliente do meu jogo é criado automaticamente na porta 60010(a porta 60010 é apenas um exemplo por que no jogo quero que o blitz use qualquer porta disponivel) .
2-O servidor do jogo está numa vps usando a porta 25000 para enviar e receber os dados.
Nesse caso o cliente tem que estar com a porta 60010 aberta para responder o servidor? ou isso acontece automaticamente de alguma forma? eu espero não estar encomodando por voltar sempre nesse tópico e eu não sei se eu deveria fazer um outro tópico a cada dúvida.

(Posted 7 months ago) RonTek commented:

I would suggest trying it out and see the results for yourself, but based on my experience and usually you don't have to bother with ports as this is automatically assigned and taken care of by blitz3d and operating system.

eu espero não estar encomodando por voltar sempre nesse tópico e eu não sei se eu deveria fazer um outro tópico a cada dúvida.

No worries and feel free to ask away, this is a blitz and a coding forum for all.

Reply To Topic (minimum 10 characters)

Please log in to reply